Por Fernando Atallaia
Quando ainda se davam os primeiros passos para a concepção de novas profissões como a de Intelectual Público e Educador Social, o jornalista Ciro Nolasco já era reconhecido em comunidades como Cidade Operária, nos idos de 2016, como o único Mobilizador Social da região num momento onde a C.O passava por maus bocados em áreas essenciais.
A prova do engajamento, competência e preparo para lidar com questões sensíveis à vida dos ludovicenses da Operária, fez com que Nolasco empreendesse uma luta aguerrida contra o abandono pelo qual centenas de moradores se sentiam desafiados quanto a imbróglios que envolviam saneamento básico e limpeza pública. É dele a conquista sobre o histórico lixão que durante anos punha os transeuntes em desconforto no bairro. Numa iniciativa sua, a situação foi literalmente modificada quando o espaço- que até então acumulava dejetos, ratos e urubus- deu lugar a uma paisagem arejada, digna, convertendo-se em área de (con)vivência exemplar.
”A situação piorava quando alguém incendiava o lixão, o que provocava mal-estar em centenas de moradores e chegava a suspender aulas de três escolas municipais que funcionam ao lado do lixão”, relatou na ocasião. O registro consta no canal do comunicador. Veja aqui(https://www.youtube.com/watch?v=UNqMIow64T8)
Para Ciro Nolasco, que nas eleições de 2012, 2016 e 2020 concorrera à Câmara Municipal de São Luís, a eleição de 2018 quando pleiteando vaga em BSB sentiu de perto a dimensão da relevância de tantos anos de serviços prestados aos bairros da capital, o conjunto das empreitadas eleitorais consubstanciou maturidade, aprofundamento da militância e uma robustez humana que dialoga, nos dias atuais, com uma enormidade de ações em prol de conglomerados habitacionais, especialmente os periféricos. A verve do já pré-candidato a Vereador para o pleito de 2024 tem raízes fundas nos valores do Evangelho, da Família e na busca incessante pela contemplação dos menos assistidos.
”O caminho para melhorar a sociedade é o investimento na família”, afirma Ciro Nolasco, de forma reiterada, acrescentando que ”não é de hoje que a família é reconhecida como o principal e mais importante elemento social da humanidade. Seu equilíbrio é necessário para a formação e convivência dos seus membros, que são seres sociais’’.
Ex-coordenador regional da prefeitura na Cidade Operária, a relação de Ciro com uma das mais importantes comunidades de SLZ, é de gratidão por um conjunto dos moradores que veem em Nolasco uma voz presente no debate das reivindicações por melhorias. Ele também pertence à Rede Maranhense de Diálogos sobre Drogas-REMADD e já coordenou o programa imobiliário da construção civil, setor onde desenvolveu dezenas de atividades voltadas à moradia.
Com uma biografia que passa por uma intensa atuação na imprensa, onde foi redator, chefe de reportagem, colunista e editor, Nolasco segue sendo referência da comunicação maranhense, ombreado às virtudes de uma religiosidade vivaz, integrante que é da comunidade evangélica como membro da AD.
Numa eleição onde a qualidade dos candidatos será premissa prioritária de um eleitorado cada vez mais exigente, o nome de Ciro Nolasco dispara como alternativa sui generis num ambiente acirrado e espinhoso que- a 15 meses do dia da votação- mantém-se sob a mira de diferentes interesses e olhares. Mas, a seu favor, bandeiras como coletividade, justiça social e defesa da fé cristã. Bases de uma trajetória coerente que se põe à disposição do ludovicense esperançoso.