Ciro Nolasco

QUEM É CIRO NOLASCO?

ciro o que faz invertido

Eu sou Ciro Nolasco, jornalista, suplente de vereador em São Luís. Sou casado, pai de um casal de adolescentes, evangélico e mobilizador social.

No meu percurso profissional, fui colunista do Jornal Itaqui Bacanga, secretário do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em São Luís e coordenador da Rede Maranhense de Diálogos sobre Drogas.

Também sou membro ativo do Movimento Maranhense Pró Família e já atuei como coordenador Municipal na Região da Cidade Operária.

Atualmente, sou consultor imobiliário do Programa Minha Casa Minha Vida e membro da Rede da Construção, formada por jornalistas ligados à indústria da construção.

Sou uma pessoa determinada, coerente e sincera. Minhas ações são sempre voltadas para o bem-estar do próximo.

Minha história de vida é marcada pela honestidade, trabalho árduo e defesa da verdade e da justiça social.

Com base em princípios éticos e cristãos, construí uma carreira profissional exemplar.

Nascido em Vitória do Mearim, em 26 de agosto de 1974, desde cedo fui visto como um jovem simples e íntegro, que aprendeu a valorizar o trabalho honesto e as boas amizades.

Sou membro de uma família de sete irmãos e precisei trabalhar muito jovem, vendendo hortaliças nas ruas de minha cidade natal.

Sou filho de Ana Nolasco, dona de casa, e Estevam Carvalho Nolasco, pedreiro que se tornou comerciante. Sonhador como todo jovem de origem humilde, concluí o 1º Grau em Vitória do Mearim e, aos 15 anos, em 1989, vim para São Luís, onde estudei no Liceu Maranhense.

Aos 17 anos, fui aprovado em uma seleção para aprendizagem e estágio no Projeto Repórter Esperança FM.

Aos 19 anos, fui aprovado no vestibular da Universidade Federal do Maranhão para o curso de Geografia.

Um ano depois, fui aprovado para o curso de Jornalismo na mesma instituição, onde me formei em 2002.

Em 1994, fui selecionado para trabalhar na TV Difusora (SBT), como repórter do programa Aqui Agora e depois no programa Bandeira Dois.

A partir daí, as portas profissionais foram se abrindo. Trabalhei no sistema de som da rua Grande; na Rádio Capital AM; na rádio Timbira AM; no jornal cristão O Clarim; fui estagiário de correspondente da Rádio Nacional de Brasília; atuei na TV Mirante (Globo) fazendo meu estágio curricular; na TV Praia Grande (Bandeirante); na TV Cidade e na TV São Luís (Rede TV).

Há 15 anos, sou editor-chefe da única página gospel de um jornal impresso no Maranhão: a página Boas Novas do Jornal Itaqui Bacanga.

Em 2002, fui convidado para trabalhar em um importante setor de comunicação da campanha do governador José Reinaldo Tavares.

Posteriormente, fui convidado para coordenar um programa institucional de televisão da Gerência Metropolitana (o São Luís Agora) e colaborar nos programas institucionais do Governo do Estado (o Novas Conquistas).

Em 2004, coordenei por oito meses o departamento de jornalismo de duas emissoras de rádio e de uma TV, em Coroatá.

Em seguida, fui convidado para comandar o programa de TV da campanha dos candidatos a vereador daquele município.

Em 2006, atuei no programa de TV Maranhão Empreendedor, e em 2008 passei a produzir e apresentar o programa televisivo AD em Ação.

Entre 2008 a 2012, fui assessor de comunicação do SINDUSCON-MA e coordenador do programa habitacional da entidade, participando da criação do programa Casa da Gente, que destinou mais de 7 mil moradias do PAR (Programa de Arrendamento Residencial) a famílias de baixa renda. Coordenei a campanha Nacional por Moradia Digna, que coletou assinaturas na praça Deodoro em defesa da destinação de recursos permanentes do Orçamento Geral da União para a habitação.

Idealizei o programa de qualificação de mão de obra Construir, que levou cursos gratuitos e encaminhamentos de empregos a centenas de trabalhadores.

Em 2008, implantei os Feirões Imobiliários no Maranhão, que passaram a oferecer moradia com condições diferenciadas, permitindo a realização do sonho da casa própria.

Além disso, cooperei com quase 30 municípios para que o programa Minha Casa Minha Vida chegasse a quem precisava.

Entre 2013 e 2017, fui coordenador das ações da prefeitura de São Luís na região da Cidade Operária, atividade que resultou na conquista de muitos benefícios públicos para a região, principalmente o asfaltamento de ruas e outros importantes projetos de cunho social.

No campo social, criei e coordenei entre 1999 e 2004 o projeto Encontro com Cristo, que arrecadava e distribuía cestas básicas, sopões, roupas e calçados, além de propagar a palavra de Deus em praça pública. Em 2005, idealizei a campanha Mobilização Cristã no Rádio, uma cadeia de emissoras para propagação do evangelho. Idealizei, em 2015, a campanha Na Estrada com Jesus, que resultou em uma mobilização de Igrejas no campo de Periz, com o objetivo de clamar e orar em favor da segurança nas estradas do Maranhão. Idealizei a Rede de Proteção à Família, para difundir e defender valores da Família Cristã e colaborei na formação do Movimento Pró-Família, que luta pela defesa do bem maior da sociedade.

Sempre ajudado pela minha esposa, com quem estou casado desde 2000, sou a prova da capacidade do jovem em revolucionar o mundo à sua volta. Fazer diferença na vida das pessoas; empenhar-me para cumprir minha tarefa da melhor forma possível; fazer o bem sempre; servir e ser sincero. Essas são as minhas filosofias de vida.